TWITTER / SIGA-NOS: @abrangenteRH

Dicas e Informações importantes para a sua carreira profissional! http://www.portalabrangente.com.br/

sábado

Lidando com as Mudanças




A empresa em que trabalho está passando por reestruturações internas intensas. Está expandindo suas áreas, criando novos objetivos e metas para todos, redistribuindo tarefas e funções, enfim...Estou vivendo no meio de um furacão gigantesco. Vejo que alguns dos meus colegas de trabalho estão em euforia, ávidos por contribuir com novas idéias, pontos de vista inovadores...etc E eu? Bem estou verdadeiramente apavorado! Não estou conseguindo acompanhar essa euforia e pior, estou travado, morrendo de medo de não conseguir me engajar, de perder o que já consegui com tanto esforço durante todos esses anos. Medo de vir a ficar de fora desse momento de crescimento da empresa ou dela própria.

Mudar não é fácil! Sair de uma condição confortável é sempre muito complicado e doloroso. Resistir às mudanças é próprio do ser humano. O desconhecido que acompanha as novas situações nos assusta...e o nosso inconsciente que não quer mudar, tenta nos “sabotar“ nos convencendo de que mudar é burrice e arriscado, de que o melhor é deixar como está, afinal, pra que mudar o que já funciona a tanto tempo do mesmo jeito?
Se é assim que você se senti, nesse momento, tenho duas noticias muito ruins para te dar: uma é que você ainda não está preparado para mudanças, e a segunda é que se você deseja se manter empregado é indispensável tratar de mudar seus conceitos e estar pronto para mudanças, porque esteja certo como dois e dois são quatro, de que elas vão acontecer queira você ou não.
A pior coisa que você pode fazer é resistir. Ficar pelos cantos criticando, e criando obstáculos para as mudanças, além de não ajudar em nada, vai colocar sua cabeça, bem mais rápido na guilhotina! Portanto, é bom levantar o seu traseiro dessa cadeira e agir, o mais rápido possível para se engajar nessa nova realidade.
Como fazer? Bem, primeiro exorcize todos esses fantasmas sobre as dificuldades das mudanças, medos, confusão, insegurança sobre o que está por vir, da sua cabeça. Enxergue com os olhos da razão. Há certas verdades que você precisa saber:
- As mudanças doem sim;
- Elas tornam a nossa antiga rotina diária de atividades mais trabalhosa, mais arriscada, mais difícil;
- Elas nos forçam a pensar mais, raciocinar mais, criar mais, estar constantemente refazendo o que está feito a fim de aproximar-se da perfeição;
- Elas são inevitáveis!.
Mas há boas noticias! São elas, as mudanças que nos fazem amadurecer e ultrapassar todos os limites que criamos para nós. Quando aprendemos a lidar com elas, quando aprendemos a viver com elas, tudo ao nosso redor torna-se mais estimulante, intrigante e com um sabor todo especial de VIDA! É verdade, vida sim!
Nós fomos criados por Deus com a capacidade de criar, de inovar, de inventar, de montar quebra-cabeças e resolver problemas que a princípio parecem sem solução. Mas creia, isso nos dá um prazer muito, mas, muito vitalizante. No íntimo do nosso ser nos amamos desafios e ficamos excitados ao desvendá-los. Assim, o que nos causa medo...Não são as mudanças e sim...o fato de não sabermos lidar com elas.
Vencer o medo de mudar a forma de agir em determinada situação, o fará mais concentrado no foco de suas atividades, e conseqüentemente a enxergar as verdadeiras necessidades de alterações de caminhos no desenvolvimento de suas rotinas. Fará você pensar, raciocinar (O que, diga-se de passagem, esta na sua essência e você, pode perfeitamente fazer), assumir novas posturas e investir em novos desafios. Essa postura vai agregar valor a sua formação profissional. Não perca tempo com pequenos entraves, foque sua visão no objetivo final e retire tudo do caminho que possa impedir você de chegar lá.
Para vencer em qualquer batalha é preciso conhecer o melhor que puder o seu inimigo! Assim, Não se economize na busca de informações. Informe-se sobre tudo o que se refere à situação que está exposta as mudanças. Assim, você poderá enxergar melhor onde está a brecha e também a melhor solução para fechar essa brecha.
Divida em pequenas partes toda rotina exposta as mudanças e comece a buscar em cada pequena parte toda a possibilidade de executá-la com mais eficiência e rapidez, até chegar ao todo. Exercite-se a ter um olhar além do horizonte, a visualizar o que ainda não foi visualizado, assim você nunca será pego de surpresa.

4 comentários:

  1. Confesso que fiquei muito emocionada ao ler suas mensagens,e vê as promessas de Deus se cumprindo em sua vida.bjs!,muitas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Estava precisando ler um texto como este. Parabéns !!! Gardenia

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde !!!!!!!!!!!!!!

    Li o texto Lidando com as Mudanças,
    e pode acreditar estava pensando na minha situação como contratada/prestador de serviço, aqui na empresa.
    Com todas as mudanças que estão ocorrendo a tendendência é primeirizar todos os serviços, desta forma apenas os concursados devem permanecer.
    Então fiquei pensando, que muitas vezes tive a oportunidade de fazer valer o curso de RRPP, e não o fiz por comodismo da CTPS assinada o que na realidade a qualquer momento pode deixar de existir (vivemos no Brasil), e o medo de enfrentar novos desafios.
    Por isso, estou indo em busca de um novo tempo, vou fazer a minha carreira (nunca é tarde para recomeçar), por enquanto estudando o campo sem medo do futuro, em breve fazendo trabalhos independentes.
    Devo plantar hoje para colher amanhã !!!!! Tenho que fazer e diferença entre milhares de iguais.

    Bjs, Gardenia

    P.S.: tenho certeza que não sou a única que sempre utiliza os textos do blog como embasamento para vida profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante!!!

    ResponderExcluir